Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silgueiros

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha é a maior organização mundial de voluntários, sem carácter político, racial, ou religioso. O seu símbolo é o terceiro mais conhecido no Mundo.
A Cruz Vermelha foi fundada em 1863 pelo suíço Henry Dunant, quatro anos depois de ter assistido à batalha de Solferino (segunda guerra da independência de Itália), onde, chocado com a mortandade e com os milhares de feridos abandonados à sua sorte, que viu com os próprios olhos, tomou a decisão de mobilizar a população local para a nobre causa: socorrer e ajudar os feridos, de forma desinteressada, sem olhar a que lados da guerra pertenciam.
Este movimento solidário de cariz humanitário internacionalizou-se rapidamente, chegando, quase na sua génese, a Portugal. A Cruz Vermelha Portuguesa é das mais antigas do Mundo, tendo sido fundada, em 11 de Fevereiro de 1865, pelo médico militar José António Marques.
A Cruz Vermelha Portuguesa, bem como as pessoas vinculadas à Instituição, no desempenho das suas funções, regem-se por um código de conduta que constitui os traços da sua identidade em todos os âmbitos e níveis de atuação. Esse código possui sete princípios universais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.
A Cruz Vermelha Portuguesa, uma instituição humanitária não-governamental de utilidade pública, tem como missão “prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana”. A instituição oferece um basto conjunto de serviços, sendo de destacar: Serviços de Apoio a Grupos Vulneráveis; Serviços de Apoio a Idosos; Serviços de Apoio a Crianças;
Restabelecimento de Laços Familiares; Emergência.

Criação da Delegação de Silgueiros
A histórica, vetusta e donairosa freguesia de Silgueiros, com uma população aproximada de 5 000 habitantes, pela sua dimensão e importância no contexto local e concelhio, merecia uma Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa. Um grupo de pessoas de reconhecida competência e valor, com provas dadas em defesa dos interesses de Silgueiros, com serviço prestado à comunidade, conseguiu, através do seu esforço, que, no dia 3 de Outubro de 2008, fosse criada e instalada a 187.ª delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Silgueiros da Cruz Vermelha Portuguesa).
A delegação, a funcionar em instalações cedidas graciosamente, em regime de comodato, pela Junta de Freguesia de Silgueiros, no seu curto período de existência, já apresenta obra feita, a saber: formação de socorristas; apoio a diversos eventos de índole cultural, social e desportivo; compra de uma ambulância de socorro que teve de equipar; transformação de uma viatura, oferecida pela empresa GFS, Cosméticos, Lda., em ambulância de transporte, de doentes não urgentes; montagem de uma central de comunicações; transporte urgente e não urgente de doentes; recolha e posterior distribuição de alimentos e de roupas a famílias carenciadas; colaboração com a Segurança Social, como entidade mediadora, no programa PCAAC (atual FEAC); formação de Suporte Básico de Vida a alunos, funcionários e professores de várias escolas; apoio aos peregrinos de Fátima, por altura do 13 de maio; consultas médicas de especialidade com descontos especiais para os sócios da Cruz Vermelha; aquisição de equipamento diverso (tendas de campanha, camas articuladas, cadeiras de rodas, material de cozinha, material de formação).
Os apoios das entidades oficiais têm sido escassos, valendo, sobretudo, para a sobrevivência da delegação o apoio dado pelos particulares e algumas iniciativas levadas a cabo para angariação de fundos, como, por exemplo, fazer embrulhos no Continente, por altura do Natal.

+351 232 957 316