Situação Geográfica

A Freguesia de Silgueiros estende-se por uma vasta área de cerca de 37 quilómetros quadrados, de férteis minifúndios, entre os rios Dão e Pavia. Situada no extremo sul do concelho de Viseu, de onde dista 12 km, os seus limites são também os concelhos de Tondela, de Carregal do Sal e de Nelas. Constituem-na 16 povoações e outros pequenos aglomerados populacionais onde vivem, segundo últimos censos, 3250 pessoas.

A sua privilegiada situação geográfica proporciona uma rica agricultura hortícola e a excelente qualidade do seu vinho, dos melhores da Região Demarcada do Dão. A Adega Cooperativa reúne mais de um milhar de associados e as diversas Quintas, apresentam nos mercados nacional e internacional produto da mais elevada qualidade.

Estamos situados no coração do Dão-Lafões, esse planalto fértil e deslumbrante, situado entre as Serras da Estrela e do Caramulo, com os rios Dão, Pavia e o Asnes a espraiar-se pelo meio, enquanto percorrem todo o maciço granítico. É mágico poder apreciar todos os dias o nascer e o pôr-do-sol por entre as serras e apreciar os deslumbrantes vinhedos. No inverno, o manto de neve que cobre as Serras envolventes – A Estrela e o Caramulo – é de uma beleza arrebatadora.
Ao percorrer esta região apercebemo-nos da grandiosidade da Vila de Silgueiros.


Como chegar até nós?

Silgueiros localiza-se no coração da região de Lafões, distrito de Viseu.
Coordenadas GPS: 40°33'49.6"N 7°57'27.3"W



● Ligações Rodoviárias
Para quem vem do Litoral Centro (Aveiro) pela A25, sai no nó ‘Viseu’,
Para quem vem do Interior Centro ou Beira Interior (Castelo Branco e Guarda) pela A23 primeiro e depois pela A25, deve seguir em direção Viseu e, chegados aqui,
Para quem vem do Norte (Vila Real e Lamego) pela A24, sai no nó

● Ligações Ferroviárias
A partir de Lisboa:
(Estação de Stª Apolónia ou Gare do Oriente) – Linha da Beira Alta – Chegada a Nelas ou Mangualde.
A partir do Porto:
(Estação de Campanhã) – transbordo para a Linha da Beira Alta em Pampilhosa ouCoimbra B - Chegada a Nelas ou Mangualde.