O Carnaval, também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora em Portugal sempre a uma terça-feira, 47 dias antes do domingo de Páscoa.
O Carnaval é uma atividade com grande tradição nas festividades desta vila, conta com cerca de 28 anos de existência. Todos os anos contamos com algumas centenas de forasteiros que visitam a nossa aldeia à procura da folia carnavalesca.
Mobiliza todos os anos as gentes da terra que se organizam por bairros, trabalhando animadamente durante o ano para apresentarem às pessoas que se dirigem a Silgueiros no Domingo e Terça-feira de Carnaval, os seus carros alegóricos e a sua boa disposição, em corsos de cariz popular.
Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagem de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática. As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos e vestem os fatos no Carnaval, em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.
Frases de Carnaval
● "É Carnaval, ninguém leva a mal!"
● "A vida são dois dias, o Carnaval são três!"
● “Não fique triste, o Carnaval existe.”
● "Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no Carnaval."
Enterro do Entrudo
Noutros tempos, o Carnaval, vulgarmente chamado Entrudo, era das festividades pagãs mais em voga na povoação.
No período que antecedia a Quaresma, as pessoas, nas canseiras do dia-a-dia ou nos insucessos e frustrações encontravam um escape para desabafar.
As tardes e noites de folia sucediam-se aumentando de «tom» à medida que se aproximava o dia em que o «Entrudo» seria queimado, como a relembrar que a vida permissiva de ontem era desfeita em cinzas para dar lugar a uma vida nova.
Desde o domingo magro à terça-feira do Entrudo, tudo era Carnaval. Festividades pagãs, nascidas aqui e além, depois de correrem a povoação, quase sempre tinham o seu fim no enorme largo da igreja ou, nalguns casos, num dos maiores largos da aldeia.
©2021 · IDStudies · Todos os direitos reservados